Elo 21

A equipe

Somos uma equipe interdisciplinar, formada por profissionais das áreas da Saúde e Educação, que trabalha de forma integrada junto a pessoa com T21 e sua família buscando autonomia e inclusão, respeitando a singularidade de todos.

Dra. Carla Franchi Pinto

A idéia da criação do Elo21 surgiu de muitos aprendizados ao longo de todos esses anos, entre eles:

* que Genética não é destino e que podemos sempre melhorar a interação e a expressão de nossos genes, com ou sem um cromossomo a mais

* que as decisões que tomamos no dia a dia, desde o que comemos, fazemos, pensamos e como interagimos implicam na nossa saúde atual, futura e de nossos descendentes

* que os melhores resultados de inclusão só são atingidos se a família for acolhida e receber suporte para a busca de um equilíbrio (novo e melhor)

* que cada membro da família necessita um olhar atento na forma como representa a T21 dentro de si, interferindo na dinâmica familiar

* que o desenvolvimento da pessoa com T21 é potencializado se houver integração de todas as equipes (interdisciplinaridade).

* que existe um processo metabólico a ser modulado sempre, desde o nascimento, para a construção de um adulto e idoso saudáveis

* que o cuidado integrado oferece possibilidades ampliadas de resultados em todas as faixas etárias.

No Elo21, os principais recursos para a busca de uma vida saudável, com inclusão (para todos) estão presentes, agregando profissionais experientes, engajados e que buscam permanentemente novas possibilidades terapêuticas com uma base interdisciplinar. A Genética, a Nutrigenética, o metabolismo, o bem-estar emocional, a pratica da reabilitação e da atividade física direcionada a cada paciente… É um ambiente inovador de Medicina Integrativa, onde apoiamos cada pessoa que nos procura, na construção um caminho individual de Saúde Integral, com ou sem T21… No Elo21, cada profissional tem igual importância e cada pessoa que nos procura é única. Esse contexto é especial!

Doutora em Genética Médica pela UNICAMP, responsável pelo setor de Genética Médica do Departamento de Pediatria e Puericultura da Santa Casa de São Paulo, professora assistente da FCMSCSP, responsável pelo Serviço de Orientação Interdisciplinar da Trissomia 21 da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (SOI.T21), fundadora da Associação Elo21.

 

Aleksandro Belo Ferreira

Médico Assistente do Departamento de Pediatria da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP). Professor Voluntário da Disciplina de Propedêutica Pediátrica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Cofundador da Associação Elo21.  Endocrinologista Pediátrico do Serviço de Orientação Interdisciplinar da Trissomia 21 da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo – Departamento de Pediatria da ISCMSP. Coordenador do Pronto Socorro infantil do Hosp. Assunção-Rede D’Or. Autor do livro “Propedêutica Médica da Criança ao Idoso.”

 

Gabriela Lolli Tanese

“Seguindo na mesma direção, com os mesmos objetivos enquanto equipe, temos foco, respeito ao próximo, estudo e determinação como nossos aliados. A oportunidade de compor o grupo de profissionais do ELO21 surgiu da Santa Casa de SP, no Ambulatório de síndrome de Down, onde cursei o meu mestrado. É uma honra fazer parte da construção desse sonho, enquanto equipe e, principalmente, enquanto pessoa. ”

Fonoaudióloga formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Cada de São Paulo, no ano de 2013. Especialização em Disfagia Infantil no Hospital Universitário (HU-USP) entre 2014 e 2015. Cursou aprimoramento em Fonoaudiologia com ênfase em eletroestimulação neuromuscular, pela AACD, em 2015. Mestrado em Saúde da Comunicação Humana pela FCMSCSP em 2017, onde estudou protocolo de rastreio em disfagia infantil para bebês com T21. Atualmente, é fonoaudióloga clínica na Associação ELO21 e atua como fonoaudióloga voluntária no Serviço de Orientação Interdisciplinar da Trissomia 21 da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (SOI.T21). Anteriormente, trabalhou como fonoaudióloga no centro de reabilitação da AACD – SP.

 

Aline Araújo Biemann

“Fazer parte de uma equipe totalmente interdisciplinar, que estuda e agrega diariamente, sempre com o mesmo objetivo em comum, é uma honra! A parceria do dia a dia, as discussões com a equipe e o aprendizado diário, fazem com que o trabalho seja leve e gratificante, e assim, nosso paciente evolui e constrói um mundo de infinitas possibilidades.”

Fisioterapeuta formada em 2009 pela UNIARARAS. Especialista em Fisioterapia Neurofuncional Adulto e Infantil pela Santa Casa de Misericórdia de SP – ISCMSP. Aprimoramento em Fisioterapia Neurofuncional Adulto pela ISCMSP. Especialista em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa pelo CEATA. Habilitada à aplicação do Alberta Infant Motor Scale. Técnicas de Balance, Bandagens Funcionais Básico e Avançado, Bandagem Funcional Australiana – Dynamic Tape. Órteses – confecção e prescrição pelo Instituto Pró-Mover. Terapia MAAF e Conceito Neuroevolutivo Bobath Infantil. Fisioterapeuta do setor de Fisioterapia Infantil na AACD de 2011 à 2017. Fisioterapeuta e supervisora do setor de Pediatria (ambulatorial e hospitalar) no curso de Pós Graduação da Santa Casa de Misericórdia de SP – ISCMSP, de 2015 a 2018. Atualmente, fisioterapeuta no Elo21 – Universo Down.

 

Sandra Matta

Especialista em Ortomolecular e Nutrigênomica pela FAPES, em Oncologia pelo Hospital AC Camargo, nutricionista e pesquisadora em HIV do Ambulatório ADEE3002 – Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de São Paulo – HCFMUSP e LIM56 – do Instituto de Medicina Tropical – IMT-USP (pesquisa em imunonutrição). Também do Grupo de Neurociências do Instituto de Infectologia Emilio Ribas – IIER-SP (pesquisa HIV, HTLV, HEPATITES e demência, do Grupo Hepato – Transplantes de Fígado – Pâncreas – Rim, na APAT (Associação Para Pesquisa e Assistência em Transplantes); nutricionista no Instituto de Prevenção Personalizada (IPP) e P4B, responsável pelo Programa Transplantes Sem Fronteiras, professora de Fitoterapia associada a APIFIT.

 

Sandro Benzi

“O que me trouxe ao ELO21 e hoje me motiva a estar aqui todos os dias, é poder criar e co-criar algo para o universo down, em um trabalho interdisciplinar com a Medicina, Reabilitação, Nutrição e Psicologia, podendo exercer meu conhecimento e bagagem profissional, adquirido ao longo de 16 anos no meio fitness e da performance.”

Formado em Educação Física na Universidade Bandeirante de Sao Paulo (UNIBAN), desde 2003 atuando em academias como professor, coordenador técnico e personal trainer, com foco no wellness, trabalhando com crianças, adolescentes, mulheres, idosos, reabilitação de lesões, emagrecimento e necessidades especiais. Trabalha com performance de atletas amadores, desde 2014.

 

Adriana Silveira

“Vejo o Elo 21 como um espaço de cuidado integral à pessoa com Trissomia 21, uma vez que profissionais da área da saúde e educação podem trabalhar em conjunto para a melhora de sua qualidade de vida, com vistas ao desenvolvimento de potencialidades e à inclusão social. Essa parceria é essencial, a meu ver, para o apoio eficaz também à família e à escola”.

Adriana Silveira é pedagoga, graduada também em Letras, mestre em Literatura Brasileira (UNICAMP) e especialista em Gestão Escolar (FMU) e em Neurociência aplicada à Educação (Santa Casa). É pesquisadora das áreas de Neurociência e Educação e Inclusão Escolar, com ênfase no trabalho com crianças e jovens com Síndrome de Down. Atua na área da educação há mais de 20 anos, com experiência como professora, coordenadora de área e de currículo e orientadora educacional, do Ensino Fundamental I ao Superior.

 

Rafaela Pinto

“O que me trouxe a equipe do ELO 21 foi a possibilidade de estagiar na área de saúde pública conforme a minha formação de nutricionista, e poder aprender junto com todos os profissionais da associação, o trabalho de uma equipe multidisciplinar. Na faculdade, como estudantes, aprendemos quais as condutas a serem tomadas, mas nada garante que o paciente irá segui-las. É necessário ir além da teoria, ir à prática tendo um olhar humanizado ao paciente, podendo assim, transmitir confiança e entender as dificuldades que eles apresentam. O acompanhamento de todo o projeto, desde as consultas nutricionais, oficinas de culinária, acompanhamento do ambulatório da Santa Casa, me possibilitou vivenciar na prática a rotina de cada um, e a forma como essa equipe atua em conjunto dando ao paciente em questão um tratamento completamente exclusivo com a devida importância para a patologia/condição em que o paciente se encontra.”

 

Rafael Cortez

“A relação próxima e familiar com que tratamos os pacientes em nossa Clínica é a estrutura fundamental do trabalho desempenhado com as crianças e seus familiares, que passam pela equipe multidisciplinar e interdisciplinar montada com muita competência pelo projeto elo 21”.

Rafael Cortez de Carvalho, integrante da segunda geração de profissionais da Clínica Cortez & Carvalho Odontologia, fundada em 1980 pelos seus pais, mentores e colegas de profissão, Dr. Osvaldo Carvalho e Dra. Rose Mary Cortez de Carvalho, cuja equipe conta atualmente com seis dentistas especializados em diferentes áreas da odontologia. Com residência em Advanced Implant Dentistry, mini residência em Advanced Esthetics pela University of Florida e Especialização em Implantes ósseo-integrados. Dr. Rafael tem profunda ligação com a função social do projeto desenvolvido pelo Elo 21 e desempenha com dedicação, cuidado, atenção e muito carinho o tratamento de crianças e familiares.

 

Mariete Begnini

“O que me trouxe ao ELO foi um sentimento de transformação e renovação pessoal e a crença de que vários olhares diferentes podem mirar na mesma direção.”

Psicóloga clínica, graduação pela PUC-S.P. Aprimoramento profissional na Divisão de Reabilitação do Hospital das Clínicas da FMUSP. Atuou como psicóloga da secretária do Estado de S.P e como psicóloga hospitalar na Santa Casa de S.P. Psicoterapeuta em consultório particular.

 

Maria Lucia Bastos Passarelli

Formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), foi chefe do Serviço de Cardiologia Pediátrica da Santa Casa por 30 anos. Doutora em Medicina pela mesma Faculdade.